A ESCOLA

Objetivos e Compromissos Educacionais

Colégio Simone Ribeiro, consciente do seu papel social e tendo em vista o contido na Constituição da República Federativa do Brasil, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e no Estatuto da Criança e do Adolescente, entende que os direitos das crianças precisam ser assegurados e que o trabalho pedagógico a ser desenvolvido pela sua equipe técnico-pedagógica deverá levar em conta a singularidade das ações infantis, o direito à brincadeira e à produção cultural, garantindo que as crianças sejam atendidas nas suas necessidades de aprender e de brincar. Dessa forma, o Colégio Simone Ribeiro tem por finalidade proporcionar uma educação que favoreça o pleno desenvolvimento do educando e seu preparo para o exercício consciente da cidadania, ministrando um ensino com base nos seguintes princípios:

I. Igualdade de condições para o acesso e permanência na Escola;
II. Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;
III. Pluralismo de ideias;
IV. Respeito à liberdade e apreço à tolerância;
V. Garantia de padrão de qualidade;
VI. Valorização da experiência extra-escolar;
VII.Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.